terça-feira, 9 de setembro de 2008

Escutador de histórias

Tenho para mim, que sempre gostei de livros, que estes eram uma forma de viver outras vidas. Os livros passam-se sempre dentro das nossas cabeças... Através do impulso dado pela letras, o nosso cérebro cria imagens. Por isso um livro nunca é igual. Duas pessoas quando lêem o mesmo livro, na realidade estão a criar mentalmente universos semelhantes, mas nunca iguais.

"SOLO SE VIVE UNA VEZ" e para compensar isso foram criados os livros.

Vou, contudo descobrindo, que a realidade transforma a ficção numa amadora, principiante e básica... LOL

Quanto mais vou ouvindo situações e histórias de vida, mais me surpreendo. Ele há cada história que é bem mais complexa, terrifica, apaixonante, etc que qualquer ficção.

Mais do que um leitor de histórias estou a converter-me num escutador de histórias que me maravilham tanto mais quanto mais afastadas do meu viver normal.

Sou claramente um bicho social. Não consigo viver sem pessoas e busco sofregamente histórias novas, pessoas novas para me deslumbrar.

Quanto mais " THE OTHER SIDE OF THE WORLD TO ME" melhor.

---

Voltando aos livros...Lembro-me de um filme de ficção cientifica em que a função dos bombeiros, era queimar livros.
A população estava proibida de lê-los e possuiam salas secretas em casa, onde um big brother global não acedia. Havia rusgas a casas dos ditos dissidentes que eram maltratados ou mortos na praça publica enquanto se faziam grandes fogueiras com os livros descobertos.
Aos pouco um dos bombeiros vai questionando o sistema e descobrindo o que se pode aprender e sonhar com eles.
No fim este descobre que há um grupo de dissidentes livres que vive numa "reserva" em que cada um deles tem como objectivo de vida decorar um livro para este não se perder.
Tudo isto para chegar ao facto de que a nossa vida até dava um livro e às vezes tem reviravoltas surpreendentes.

A vida faz-se vivendo.